quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Prosperidade e Amor - Orixás Regentes de 2017

Oxóssi e Oxum Regentes de 2017

Os orixás, tradicionalmente cultuados nas religiões afros, são forças da natureza, cujas características são inerentes ao ambiente em que atuam.

Embora sejam representados por figuras humanas, elas inexistem, pois são energia pura, e esta é fluídica, não possuindo, assim, forma.

 Orixás regentes de 2017.

A cada ano, os pais de santo de diversos países, após consultas aos búzios e à espiritualidade, determinam qual será o orixá regente do período.

Para o ano que se avizinha, serão dois os regentes:

1.       OXÓSSI
Oxóssi e Oxum Regentes de 2017

 O orixá da caça. Aquele que nos traz fartura, conhecimento, disciplina e ciência. Representa a relação entre o reino animal e vegetal. Simbolizado pelo arco, que exige destreza dos que dele se utilizam; e a flecha, que, rápida como o vento, corta o ar até chegar ao alvo. Verde, é a sua cor.

O seu campo de atuação são as matas e as florestas, onde penetram os guerreiros não só em busca da caça - a fartura e das plantas medicinais - a ciência, mas, também, do que está além dos olhos, o que traz a expansão do conhecimento.

Com essa regência, 2017, será um ano próspero e abundante, desde que o homem se dedique a usar o conhecimento adquirido em prol da expansão que beneficie a todos. A ciência estará em alta, sendo possível desenvolver pesquisas que visem à cura de doenças que afligem a humanidades. Período propício aos estudos e ao uso da razão.

Será exigida, também, enorme disciplina, pois, como a flecha, o ano passará rapidamente, as distrações, se existentes, poderão sacrificar a realização de projetos.

 Este regente nos ajudará a entrar em nossos subterrâneos (as matas e florestas), encontrar nossos dons e capacidade (que nos dão a destreza), para superamos assim os nossos limites (o uso do conhecimento), o que nos abrirá as portas da fartura e abundância.

2.       OXUM
Oxóssi e Oxum Regentes de 2017

A orixá feminina por excelência. Senhora do ouro, deusa do amor e da beleza, habita o reino das águas doces, rios e cachoeiras. Traz fecundidade e protege a gestação. É a mãe, está sob sua responsabilidade a proteção das crianças pequenas. Sua cor é o amarelo. Extremamente vaidosa é simbolizada pelo espelho, no qual se mira admirada com a própria beleza; e, também, pelo mais precioso entre os metais, o ouro, o que a associa às riquezas materiais.

Calma e sensibilidade são suas marcas, determinação e vontade suas diretrizes.

Sua energia se fará presente, a partir do segundo semestre. Com sua entrada, poderá haver um "boom" nas gravidezes; busca pela paz e entendimento maior entre os povos. Há o risco, porém, de que, levados pela vaidade, alguns queiram se sobrepujar aos outros. E o uso de recursos naturais para fins não muito apropriados.

Suavemente, ela nos convida a um mergulho em nossas emoções (as águas), de onde emergiremos purificados, o que fará belo o nosso reflexo. Com a determinação e vontade, ela nos dirige aos caminhos do coração, onde garimparemos o amor (o ouro) e nos fará fecundos em ideias e criatividade.

Teremos, então, um ano, de harmonia. Com o primeiro semestre, de expansão rápida e profunda, com o desbravamento de novos de novos territórios e fronteiras. Já, a partir de julho, com a união das duas forças, teremos o restabelecimento de equilíbrio necessário entre elementos antagônicos, trazendo mais leveza e sentido em nosso caminhar. 


Por: Andreza Aparecida Bueno Alves, dirigente do Grupo Espiritualista CASBAH. 


www.dealegriaefe.com.br
fotos:
http://papodeyawo.blogspot.com.br/2015/10/logun-ede-e-seus-pais-iponda-e-erinle.html
http://www.casaluzdoamanha.com.br/home/oxossi/
http://templodeumbandapairomao.com/oxum

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

A Magia das Plantas - Alecrim



Após a visita do Reis Magos, José e Maria partiram com o menino Jesus em direção ao Egito. No caminho, as flores iam se abrindo durante a passagem da Sagrada Família. Os lilases, erguendo seus galhos, lírios abrindo seus cálices. Já o alecrim se entristeceu, pois não tinha pétalas ou beleza para agradar o menino.

Eis que exaustos da caminhada, a família resolveu parar e descansar. E foi a sombra do pé de alecrim, que foi escolhida por Maria para permanecer enquanto amamentava Jesus.

O menino, ainda amparado pela sombra do arbusto, adormeceu nas mantinhas cuidadosamente preparadas pela mãe. Nesse momento, Maria tratou de lavar roupinhas do recém-nascido e começou a pensar aonde iria estende-las para secar. Então pensou: Os lírios se quebrariam com o peso, os lilases eram altos demais. E foi assim que ela escolheu o alecrim, que agradecido, deu o que tinha de melhor e soltou o seu perfume nas roupas do Nosso Senhor.   

Conta ainda a lenda que suas flores eram originalmente brancas, mas, após seu contato com Nossa Senhora tornaram-se da cor azul.

Outra curiosidade é que se fala que um pé de alecrim jamais terá sua altura superior a de Cristo quando adulto.

No Caminho de Santiago é bem conhecida a receita de banhar os pés com o chá do “romero” para deixá-los mais fortes, resistentes e com a pele mais rústica, isto para suportar melhor as caminhadas de centenas de quilômetros.

A palavra Alecrim vem do latim e significa “Orvalho”.

O chá de alecrim (rosmarinus officinalis) é originário do Mediterrâneo e é conhecido como o chá da alegria e do bom animo. Auxilia a concentração e memória, pois suas propriedades ajudam na circulação sanguínea, melhora o funcionamento do fígado e intestino, acelera o metabolismo e controla ansiedade.

Os banhos de Alecrim são especialmente indicados para quem está passando por algum tipo de confusão mental, sentimentos depressivos, tristeza, desânimo, falta de fé, desmotivação, etc. A erva tem propriedades de limpeza de energias negativas propiciando e facilitando o contato com os espíritos da Luz. O alecrim é conhecido com um costurador do plexo solar, revigorando pessoas com problemas de cansaço por problemas emocionais. 

Que o alecrim, com sua Luz Divina, faça parte dos seus caminhos, que o alecrim te resgate a alegria.


www.dealegriaefe.com.br

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Ervas dos Orixás e dias da semana indicados para seu uso



A energia dos Orixás está inteiramente ligada a natureza. E é dela que retiramos as folhas e ervas sagradas que nos purificam e consagram, espantando os males físicos e espirituais.

As ervas são essenciais para bem encaminhar os atos litúrgicos,  servindo de link entre os planos. Seu uso se dá tanto em forma de defumações, quanto para banhos purificadores, protetores e de cura.

Segue um resumo das principais ervas, seu Orixá e dia da semana mais apropriado para seu uso:

Segunda-feira – Exu, Almas e Obaluaye – levante, folha de fumo, arruda, folha de figo. Importante tomar cuidado com essas ervas, elas são fortes e servem para descarrego, dessa forma, podem causar reações energéticas.

Terça-feira – Ogum – espada de Ogum, losna, aroeira, abre-caminho, jurubeba, São Gonçalinho, folha de manga, folhas de romã, samambaia, salgueiro.

Quarta-feira – Xangô – barba de velho, hortelã, erva de São João, lírio, urucum.-

Quinta-feira – Oxóssi – acácia-jurema, samambaia, capim limão, guiné, alecrim, erva doce, eucalipto, manjericão.

Sexta-feira – Oxalá – boldo (tapete de Oxalá), narciso, hortelã, erva cidreira, eucalipto, alecrim, levante, alfavaca, girassol, avenca e manjerona.

Sábado – Iemanjá/Oxum – hortelã, lágrima de nossa senhora, rosa branca, boldo, avenca, folha de laranjeira, jasmim, alfazema, açucena, ipê amarelo, alfavaca, poejo.

Domingo - Linha das Crianças ou Ibejadas – levante, verbena, rosas, erva doce, guaraná, alecrim, trevo, folhas de anil.

www.dealegriaefe.com.br

Fonte: http://www.fucesp.com.br/ervas/banho-de-ervas/

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Arcanjo Miguel





Associações:

1º Raio Cósmico da Manifestação -  Azul – Mestre El Morya Khan
Vela: Azul
Salmo: 91
Atributo: Vencer obstáculos / Abertura de Caminhos
Dia: Domingo

O Arcanjo Miguel é um dos poucos Arcanjos citados na Bíblia. Ele é reverenciado em diversas culturas religiosas. Sempre associado a fé, proteção, coragem e justiça.
Considerado o General dos exércitos celestes, defende a Terra e os seres que aqui habitam de energias demoníacas, desde de tempos imemoriais.
Muitas correntes ligam a história do Arcanjo Miguel a São Jorge – Ogum nas religiões Afro, pois as lendas são semelhantes e os dois derrotam o dragão.
Podemos invocar a presença do Arcanjo Miguel diariamente, mas principalmente quando temos testes de fé na nossa vida. Naqueles momentos em que parece não haver solução.
Fé é ter certeza que vai dar tudo certo, mesmo quando tudo parece não cooperar.
Invoque a presença do Arcanjo Miguel, peça Sua proteção. Ele é o defensor da coragem e da justiça e nos traz a energia da Fé.
Não há uma oração especifica. Você não precisa de um intermediário para ser ouvido pelos seres de Luz. Entretanto, muitas vezes, nos identificamos com a energia de uma oração e sentimos, que através dela, nossos pedidos estão chegando ao seu destino. Ou ainda, não sabemos como retirar as palavras direto do coração. Sem preocupações quanto a isso, tudo a seu tempo. Assim, seguem algumas orações, com as quais talvez você se identifique e se permita levar à presença desse ser de pura Luz:  

“São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate,
sede nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demônio!
 Ordene-lhe DEUS, instantemente o pedimos;
e vós, príncipe da milícia celeste,
pelo poder divino,
precipitai ao inferno a Satanás e
a todos os espíritos malignos
que andam pelo mundo para perder as almas.
Amém!”


Invocação - Pela autoridade da Chama Trina em meu coração, em nome de Alfa e Ômega, da Mãe Divina e do relâmpago azul do coração de Hércules, o Elohim do 1º Raio, Eu comando o Arcanjo Miguel e suas Legiões de Luz Azul Celeste, para nossa proteção aqui e agora:
* São Miguel  - *(3x)
Arcanjo de Deus Iluminado.
Vista-nos com uma armadura de chama azul – dourada,
Sobreponha-nos com a vossa espada azul flamejante,
Libertando-nos aqui e agora de todo o mal manifestado!  
Legiões de São Miguel à nossa frente,
Legiões de São Miguel atrás de nós,
Legiões de São Miguel à nossa direita,
Legiões de São Miguel à nossa esquerda,
Legiões de São Miguel acima de nós,
Legiões de São Miguel abaixo de nós,
* São Miguel - *(3x) e Legiões do raio azul Celeste.
* Com suas espadas e armaduras nos protejam aqui! - *(3x)
Selamento:  Que a Poderosa Presença EU SOU em mim, sele toda energia agora magnetizada, para que seja utilizada de acordo com a vontade de Deus e somente a vontade de Deus. Assim seja, em nome do Pai, da Mãe, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Sempre que sinta necessidade de protecão deve invocar o Arcanjo do 1º Raio e usar este FIAT:
                    
Arcanjo Miguel, ajuda-me, ajuda-me, ajuda-me
Arcanjo Miguel, protege-me, protege-me, protege-me
Arcanjo Miguel, liberta-me, liberta-me, liberta-me


www.dealegriaefe.com.br

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

A Magia das Plantas - Manjericão


Qual significado energético do Manjericão? 

O manjericão tem o poder de nos fazer ver além...expande nossa consciência, ajuda-nos a encontrar o que está errado. 
Nos ajuda a encontrar nossa verdade interior, a tomar a decisão acertada, encontrar o caminho certo. 
Trabalha nosso poder mental.

Quer encontrar seu propósito?
Quer tomar a decisão certa na carreira?
Quer saber qual profissão seguir?
Quer tomar a decisão certa na vida?
Quer ter clareza mental para ver além?

Então use o poder dessa erva aromática maravilhosa! 


Mas como?
Com a mente tranquila, peque um pequeno galho e coloque-o entre suas mãos. Passe a mão por ele diversas vezes, para entrar em contato com seu aroma e energia. 
Com todo amor e intenções elevadas, leve as mãos até seu chakra frontal, mentalizando sua meta já realizada. 
Inspire o aroma dessa erva mágica. Mantenha-se assim durante um a dois minutos, aproximadamente. 
Imagine esse aroma, ser uma energia verde brilhante que penetra pelas suas narinas e preenche você, te completa.
Depois com as mãos em prece, e o galinho entre as mãos, coloque diante do seu peito e fique por alguns minutos. Imagine a energia da planta, irradiando das suas mãos e tomando conta de todo seu ser. 
Visualize-se envolto por essa energia verde brilhante.
Depois de alguns minutos, agradeça o momento.
E descarte o galho no lixo, ou natureza.

Você vai sentir uma paz, uma clareza mental...experimente!


USO LITURGICO

Tem como principal característica litúrgica o poder de elevação espiritual por isso é muito utilizado em banhos de amací

- equilíbrio, renova as células do organismo
- oxalá,oxossi,oxum
-manjericão roxo pertence a xangô
-banhos,sacudimentos, limpezas
-afasta espíritos perturbados do ambiente 
O chá de manjericão ajuda pessoas contidas a liberar o amor.

www.dealegriaefe.com.br


Fontes:
GIMENES, J. Bruno. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6 ed. Porta Alegre: Luz da Serra Editora.